Restauração de carros antigos: passo a passo e manutenção
Restauração de carros antigos é um passatempo para muitos apaixonados por automobilismo que exige cuidado, confiança e investimentos. Por isso, nem sempre é fácil encontrar o lugar ideal para cuidar do carro antigo.
Mas também não é nada impossível encontrar um local que faça um trabalho excelente com preço justo. Esse é o esforço da BelleEpoxi nesses 30 anos de mercado. E para mostrar melhor como funciona todo o processo, preparamos este artigo como os temas:
- 5 motivos para restauração de carros antigos
- Passo a passo para restauração de carros antigos?
- Manutenção da restauração de carros antigos
- Conclusão
Então, se você deseja restaurar a originalidade do seu carro, preservar o trabalho com uma boa manutenção, acompanhe esse texto até o fim:
5 motivos para restauração de carros antigos
A restauração de carros antigos pode ser feita para preservação da originalidade do veículo, por gosto, para revenda, hobby ou para participação em feiras com a Auto Show Collection, Encontros de Veículos Antigos e Fora de Séries e por aí vai.
Cada objetivo pessoal deve observar as necessidades e 5 motivos para reforma de carros, são eles:
- pintura não original;
- ferrugem na lataria;
- estofado danificado;
- amassados;
- peças mecânicas danificadas;
O ideal é dar muita atenção a lataria, pois ela pode ser o item mais caro de todo processo, porque sendo a cara do veículo é o que mais exige originalidade. Veja como funciona o passo a passo:
Passo a passo para restauração de carros antigos
Quer saber o que será feito no seu veículo para restaurá-lo? Então acompanhe abaixo o passo a passo para uma boa restauração de carros antigos. Veja:
1º passo: desmontagem do veículo para verificação da lanternagem;
2º passo: desmontagem da parte interna para verificação dos tecidos e outros materiais de tapeçaria;
3º passo: análise dos itens de acabamento;
4º passo: verificação da mecânica para conferir o que poderá ser aproveitado e o que precisará comprar.
O que mais demanda tempo e trabalho, geralmente, é a lanternagem. Porque além de ser o que se vê logo de início, ela tem a função de preservar a estrutura original do veículo e ainda proteger as peças internas.
Feito isso, então, a oficina poderá entregar um orçamento detalhado com as exigências para realização do serviço e com o prazo, é claro. É nesse momento que entra o preço que dependerá de vários fatores como:
- condições das peças e acessórios;
- opção por usar peças originais ou peças paralelas;
- importar os itens ou procurar no mercado interno.
Usar a peça original é algo muito importante, mas nem sempre é possível, assim, você pode optar por procurar uma peça para reposição paralela, tudo isso influenciará no preço e no tempo da restauração do carro.
Resolvido essa questão o trabalho será realizado e você poderá aproveitar seu veículo por aí, mas é muito importante lembrar da manutenção. Afinal, você investiu tempo e grana para reformar seu carro, certo?
Manutenção da restauração de carros antigos
Lembre-se que para manter a restauração do carro é preciso fazer a manutenção recomendada pelo mecânico como:
- troca de óleo;
- troca de filtro;
- revisões de freio;
- verificação da carburação;
- manter a bateria carregada;
- verificação de mangueiras de combustível;
- colocar o veículo para funcionar com frequência.
Assim você garante uma maior duração das peças e garante que o veículo continuará funcionando bem por mais tempo.
Conclusão
Agora você já conhece bem como é feito uma restauração, quais os motivos que podem fazer procurar a reforma do seu veículo e o que é preciso para manter a manutenção em dia que tal buscar um orçamento detalhado para se preparar ou até mesmo começar logo?