O que é Retrofit e como usar em máquinas leves ou pesadas

O retrofit surgiu na Europa e se espalhou pelo mundo com muita força. A ideia surgiu para resolver problemas de lugares que tinham um grande número de edifícios antigos que não eram mais usados.

Ou seja, revitalizar os espaços, dando uma nova aparência e deixando-os mais tecnológicos e, por fim, tornando todos eles úteis.

Agora, esse termo que iniciou na arquitetura toma outros espaços como revitalização de veículos que é bem diferente da reforma de carros, de maquinário industrial, utensílios comerciais, etc.

Neste texto, vamos abordar o retrofit usado em máquinas industriais, leves ou pesadas. Destacando as vantagens econômicas que as empresas podem ter. Acompanhe.

O problema que deve ser resolvido pelo retrofit

Máquinas paradas são operadores parados, isso significa metas não cumpridas, o ambiente de trabalho pode ficar estressante e seu negócio começar a perder em qualidade.

Isso porque os equipamentos estão relacionados diretamente com o funcionamento do negócio. Então, a pergunta que você deve se fazer é:


"Até onde vale a pena manter um processo em que os equipamentos em seu estado atual não atendem as expectativas de produção?"



Não há uma resposta certa para isso, porque cada empresa tem uma forma diferente de gestão. Mas o certo é que em algum momento o maquinário não atenderá suas necessidades.


E se pequenos problemas não forem solucionados eles podem complicar todo a sua produção. É claro, todos sabemos que equipamentos industriais são caros, exigem muito investimento, certo?

Mas há uma solução para não descartar seu equipamento que esteja bom, mas antigo, é o retrofit. Vamos conhecer melhor essa solução, a seguir.

O que é retrofit, afinal?

O retrofit é uma revitalização de um objeto, isto é, a técnica busca dar uma nova cara e uma utilidade a algo que está sem uso. Assim, em vez de se desfazer de um maquinário, você dá uma nova utilidade para ele.


Isso permite economia, não é? Você pode aumentar sua produção e economizar evitando a substituição e o descarte. Além de tomar uma atitude de responsabilidade ambiental, isso dá a sua marca um peso de responsabilidade social maior. Algo muito valorizado.


Agora que já viu a ideia originária do retrofit e suas possibilidades, queremos lhe apresentar a diferença entre essa técnica e a reforma. Veja.

Diferença entre reforma e retrofit

A palavra retrofit e suas variações podem ser entendidas como aperfeiçoamento, atualização, modernização e revitalização. Quer dizer que o objeto recebe algo que o dê nova funcionalidade ou aperfeiçoe suas funções atuais.


Já a palavra reforma se refere ao reparo, conserto, restauração. Ou seja, na reforma a intenção é fazer com que o objeto volte ao seu estado original, ou o mais próximo possível.


Então fica claro aqui a diferença, a primeira busca modernizar e dar nova funcionalidade ao item, a segunda busca retomar um estado já existente que se perdeu.


Se aplicássemos a reforma em um veículo estaríamos deixando ele como se estivesse saindo da concessionária, o mais próximo do original. Já se fizéssemos o retrofit colocaríamos alguns equipamentos novos nele, como um computador de bordo inteligente com GPS e acesso à internet.


Essas duas técnicas são possíveis para máquinas industriais, leves ou pesadas, mas o retrofit apresenta vantagens irresistíveis, veja.

Retrofit de máquinas o que é?

O retrofit de máquinas sai da ideia da construção civil e entra na modernização industrial e comercial por meio da atualização quase que de todo o seu negócio. Esse tema está até relacionado à indústria 4.0, mas esse é outro tema que poderemos tratar aqui em outra oportunidade.


A tecnologia avança a passos largos, dessa forma algumas das máquinas podem sofrer uma desatualização, às vezes, deixando o equipamento até obsoleto. Por exemplo, há muitas TVs de tubo por aí, elas se tornaram obsoletas e só tem utilidade se receberem um equipamento para transmissão digital.


Fazer a modernização da máquina seria isso, colocar componentes que deem novas funções a ela. E quais são as vantagens? Abordamos isso a seguir. 

Vantagens do retrofit em máquinas leves ou pesadas

As vantagens apresentadas pelo retrofit são:


  • ganho de produtividade;
  • investimento de baixo custo;
  •  redução de risco;
  • manutenção facilitada.


Essas são algumas das vantagens apresentadas pelo retrofit nas máquinas. Mas não podemos esquecer as vantagens ambientais que podem inclusive ser usadas como propaganda para aumentar a autoridade social da empresa.


Para alcançarmos essas vantagens e aplicar o retrofit, segue-se um processo bem estruturado com:


  • avaliação do equipamento;
  • desenvolvimento do projeto;
  • compra de materiais;
  • implementação do projeto;
  • retrofit 
  • testes.


Agora, aproveite essa oportunidade e modernize suas máquinas antigas agora mesmo. Entre em contato conosco, clicando
aqui, para saber mais.

pinturas-e-reformas-de-objetos
Por Raul Natan Figueiredo 29 de julho de 2021
Neste texto, você saberá uma técnica que vai lhe ajudar a aumentar o tempo de vida dos seus equipamentos e demais objetos usados para o funcionamento do seu negócio.
Por Raul Natan Figueiredo 1 de março de 2021
Processo de pintura a pó com técnica eletrostática
Por Raul Natan Figueiredo 18 de fevereiro de 2021
Multicores na pintura eletrostática a pó
Por Raul Natan Figueiredo 12 de fevereiro de 2021
Vantagens da Pintura eletrostática
Por Raul Natan Figueiredo 10 de fevereiro de 2021
Pintura antioxidante para metal
Por Raul Natan Figueiredo 30 de novembro de 2020
Pintura de rodas automotivas em São Paulo com tinta eletrostática
Show More